Esportes

Judoca de Cesário Lange é vice-campeão paulista Sub-13 e se classifica para o Brasileiro em Macapá

Faixa amarela da Associação Umino soma três ouros em 2026, foi prata no Paulista Sub-13 e busca apoio para disputar o Brasileiro.

Judoca de Cesário Lange é vice-campeão paulista Sub-13 e se classifica para o Brasileiro em Macapá

O judoca Matheus Partar Oliveira, de Cesário Lange, conquistou o vice-campeonato paulista de judô Sub-13 na categoria Médio masculino, até 60 kg, representando a Associação de Judô Umino. A competição foi disputada no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, no dia 21 de junho de 2026.

A medalha de prata no Campeonato Paulista coloca Matheus em uma nova etapa da sua trajetória esportiva: o atleta se classificou para o Campeonato Brasileiro Sub-13 de Judô, que será realizado nos dias 1º e 2 de agosto de 2026, em Macapá, no Amapá, conforme calendário da Confederação Brasileira de Judô.

Atleta de Cesário Lange fez quatro lutas até o vice-campeonato

Pela chave da categoria Sub-13 masculino Médio (-60 kg), enviada ao Portal de Cesário, Matheus teve uma campanha forte até a final. Ao todo, foram quatro lutas, com três vitórias e apenas uma derrota, justamente na decisão.

Na estreia, Matheus venceu Murilo Ferreira. Depois, avançou sobre João Facundes, mantendo-se firme na chave principal. Na semifinal, o judoca de Cesário Lange superou Bryan Santos, garantindo vaga na grande final da categoria.

Na decisão, Matheus enfrentou Davi Almeida, atleta que terminou como campeão paulista da categoria Médio masculino, até 60 kg, conforme resultado divulgado pela Federação Paulista de Judô. Com o resultado, o representante da Associação de Judô Umino ficou com a medalha de prata e o título de vice-campeão paulista Sub-13 até 60 kg.

A conquista ganha ainda mais valor por um detalhe importante: Matheus é faixa amarela de judô, ou seja, ainda está em uma fase de formação dentro da modalidade, mas já compete em alto nível e vem obtendo resultados expressivos em torneios estaduais.

A evolução do atleta também passa pelo trabalho desenvolvido dentro da Associação de Judô Umino, sob orientação dos senseis Dirce Toyoko Umino da Silva, 2º dan, e José Otavio Perez da Silva, 1º dan. A preparação, a disciplina nos treinos e o acompanhamento técnico têm sido parte importante da caminhada de Matheus até os pódios desta temporada.

Temporada de 2026 já tem ouros, pódios e grandes resultados

O vice-campeonato paulista não foi um resultado isolado na temporada de Matheus. Em 2026, o judoca de Cesário Lange já construiu uma sequência importante de conquistas na categoria Sub-13 masculino Médio (-60 kg).

Antes da prata no Campeonato Paulista Sub-13, Matheus foi campeão da VI Copa Jandira, disputada em 24 de maio de 2026, também no estado de São Paulo.

Ele também conquistou o 1º lugar no Campeonato Inter Regional Divisão Especial 7ª, 11ª, 14ª e 16ª DR 2026, realizado em 11 de abril de 2026. Esse resultado foi mais um passo importante na caminhada até o Campeonato Paulista.

Outro título veio logo no início da temporada, quando Matheus foi campeão do 12º Torneio Aberto de Judô Umino Sensei Wanderley Ferreira da Silva, disputado em 8 de março de 2026.

Além das medalhas de ouro, o atleta também ficou em 5º lugar na Copa São Paulo 2026, competição de âmbito interestadual e interclubes, realizada entre os dias 12 e 15 de março, também na categoria Sub-13 masculino Médio (-60 kg).

Na prática, a temporada de Matheus em 2026 já soma três medalhas de ouro, uma medalha de prata no Campeonato Paulista e um quinto lugar na Copa São Paulo. Para um atleta faixa amarela e ainda na categoria Sub-13, é uma sequência que mostra dedicação, evolução técnica e muita seriedade dentro do tatame.

Campeonato Paulista Sub-13 teve marca histórica no judô paulista

A edição de 2026 do Campeonato Paulista Sub-13 também entrou para a história do judô no estado. Segundo a Federação Paulista de Judô, pela primeira vez uma competição da entidade teve mais atletas mulheres do que homens inscritos: foram 181 judocas femininas e 166 masculinos.

A competição definiu os campeões paulistas de 18 categorias do Sub-13 e reuniu atletas de várias cidades do estado. Para quem está nas categorias de base, um campeonato desse porte funciona como uma grande vitrine, reunindo jovens que treinam forte durante todo o ano em busca de espaço nas competições nacionais.

Para Cesário Lange, o resultado de Matheus tem um significado especial. Mesmo competindo contra atletas de grandes centros e equipes tradicionais, o jovem judoca conseguiu chegar à final estadual, subir ao pódio e levar o nome da cidade para uma das competições mais importantes do calendário paulista da base.

Agora o desafio é o Brasileiro de Judô em Macapá

Com o vice-campeonato paulista, Matheus Partar Oliveira se classificou para o Campeonato Brasileiro Sub-13 de Judô, que será realizado em Macapá, no Amapá, nos dias 1º e 2 de agosto de 2026.

A participação em um campeonato nacional envolve preparação, treinos, deslocamento, alimentação, hospedagem e outros custos para que o atleta chegue em boas condições de competir. Por isso, a partir de agora, a família e a equipe de Matheus buscam apoio de comerciantes, empresas e moradores que queiram patrocinar essa viagem.

Quem puder ajudar estará contribuindo diretamente para que um atleta de Cesário Lange represente a cidade em uma competição nacional. O apoio pode fazer diferença para transformar essa classificação em uma experiência esportiva completa, segura e bem estruturada.

Empresas, comércios ou pessoas interessadas em apoiar o Matheus Partar Oliveira nessa viagem para o Brasileiro de Judô em Macapá podem entrar em contato com o Portal de Cesário, pelo WhatsApp (15) 98812-4789, para serem encaminhadas à família e à equipe do atleta.

Compartilhar: